Naquela reunião, tomaram conhecimento, através do Prof. Antonio Jorge de Almeida Santos, de que a Escola de Educação Fundamental, situada na Rua Odilon Santos, no bairro do Rio Vermelho, alugaria seu prédio para que lá fossem instalados os cursos do ensino médio (antigo curso colegial), em suas dependências, no turno da tarde.
Democraticamente, o Prof. Antonio Jorge ofereceu a todos os presentes a possibilidade de serem sócios e/ou professores do colégio que iria ser fundado. O primeiro a se pronunciar foi o Professor Cícero Pessoa da Silva, que fez sua opção para ser apenas professor do novo colégio, no que foi seguido por todos os demais, à exceção dos Professores Jorge Luiz de Almeida Santos e João Augusto Bamberg Conrado que, além de se manifestarem interessados em ser professores, também demonstraram interesse em serem sócios.
No dia seguinte ao da reunião, foi oficializado o nome do novo estabelecimento: COLÉGIO ANCHIETA, sugerido pelo Prof. Waldir Freitas de Oliveira. Tomando o Padre José de Anchieta como patrono, o Colégio acabava de se definir como um colégio cristão, segundo parecer do Prof. Cícero Pessoa.
Foi realizada a 1ª Gincana Interna do Colégio Anchieta, atividade pedagógica de integração e desenvolvimento ético-estético, envolvendo todos os alunos do Colégio.
Em 2009, JHSF anunciou o lançamento do empreendimento Horto Bela Vista. E nesse mesmo ano, foi firmada uma parceria com o Grupo Educacional Anchieta para a construção de uma nova sede do Colégio Anchieta no bairro Bela Vista, que ira ser construído nos próximos anos.
No ano de 2010, o ANCHIETINHA - Itaigara ampliou as suas instalações para receber os cursos da Educação Infantil, destinados a crianças do Grupo 4 (4 anos) e Grupo 5 (5 anos). É a qualidade e tradição do ensino fundamental da sede Itaigara, também para crianças dessa faixa etária.
Em janeiro de 2010, o Colégio Anchieta concluiu as negociações para a aquisição do Colégio São Paulo, firmando um compromisso de continuar com a missão do São Paulo, de educar os jovens de nosso país. Cada Instituição manterá sua filosofia de ensino, somando a qualidade na formação de cidadãos para o mercado, do Anchieta, com a formação humanista do São Paulo. Assim, os alunos do Colégio São Paulo garantem a melhor formação.
No final de 2017, o Colégio Anchieta inaugurou a sua quarta sede: O ANCHIETINHA – Bela Vista (Fluency & Tech), com uma metodologia totalmente alinhada às exigências da educação moderna e com ênfase na integração do inglês e das tecnologias ao dia a dia do aluno.
Além de oferecer a melhor educação, o ANCHIETINHA – Bela Vista, Fluency & Tech, foi criado para ser um lugar seguro, confortável e mágico para a infância dos seus alunos. Construído em um terreno de 7.000,00m2, em um projeto assinado pelo arquiteto Antonio Caramelo, o Colégio tem estrutura dos sonhos, ampla área verde, piscina climatizada e coberta, ginásio de esportes coberto, sala de arte, sala de música, laboratório de ciências, laboratório de tecnologia e robótica, biblioteca, refeitório, sala de descanso, maker space, estacionamento para 110 carros, dentre outros.
O destaque desse Anchietinha é o Makerspace, um lugar onde as crianças trabalham de forma interdisciplinar através da experimentação, um conceito que engloba conteúdos curriculares através do mão na massa, ou seja, do fazer, do construir. Essas atividades colocam o aluno no centro do seu processo de aprendizagem, desenvolvem o espírito investigativo e favorecem a resolução de desafios. Essa metodologia potencializa o processo e não o produto final, pois é no processo que os alunos resolvem os conflitos cognitivos com a mediação do professor e a aprendizagem se efetiva.
Em 2018, o ANCHIETINHA - Bela Vista (Fluency & Tech) passou a funcionar com turmas do Grupo 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com turno complementar com ênfase em inglês.
Nesse mesmo ano, a sede Itaigara passou a oferecer o 6º ano do Ensino Fundamental para os seus alunos, já que em 2017 a sede Aquarius já havia oferecido esse curso e foi um sucesso total.