Tecendo ideias

UNESCO: Professor é crucial na mudança tecnológica

Por Vinícius de Oliveira (Site Porvir) - Documento lançado nesta terça busca fomentar políticas para melhorar o acesso das escolas e as competências de docentes


 UNESCO: Professor é crucial na mudança tecnológica
Documento lançado nesta terça busca fomentar políticas para melhorar o acesso das escolas e
as competências de docentes
Por Vinícius de Oliveira (Site Porvir)
Jovens de hoje já dominam celulares, computadores etablets com enorme facilidade e têm
fácil acesso a novas tecnologias, o que faz com quetenham expectativa de grandes mudanças
na educação que esperam receber. Porém, essa transformação passa por investimentos
muitas vezes na casa dos milhões de reais que precisam ser cuidadosamente estruturados.
Para ajudar no desenho de políticas públicas que respondam a essas questões e melhorem as
condições de acesso das escolas e também as competências de docentes, a UNESCO
(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) divulgou em
novembro, durante o seminário em parceria com a Fundação Santillana, o documento
“Tecnologias para a transformação da educação: experiência de sucesso e expectativas”.
O texto tem como objetivo analisar o impacto das mudanças na América Latina, os fatores de
sucesso e traçar recomendações para políticos, gestores e professores. Sua elaboração é
concentrada na escola para destacar o papel de cadaator (diretor, professor e aluno) como
determinantes de sucesso ou fracasso de iniciativas, além de mostrar como a tecnologia
possibilita mudanças pedagógicas capazes de impulsionar rendimento acadêmico.
De antemão, deixa claro que a simples compra de computadores e tablets de última geração
ou a instalação de conexão à internet via banda larga não serão nunca suficientes para
conseguir replicar exemplos como ensino de ciênciasa partir da ciência forense (algo que já
acontece no Brasil) ou programação para Arduino em um grande número de centros
educativos ou de salas de aula, nem conduzirão automaticamente ao surgimento de mais
desenhos inovadores de aprendizagem. Segundo o texto, o desafio é garantir que esta
tecnologia seja utilizada de modo eficaz para melhorar como e o quê os estudantes aprendem.
Em entrevista ao Porvir, Francesc Pedró García, diretor de política educativa da UNESCO,
afirmou que é evidente que a tecnologia pode resgatar o interesse dos estudantes, pois
“permite aprender de forma diferente e muito mais agradável”. O representante da UNESCO,
no entanto, defende uma mudança de foco nos planos educacionais nacionais que preveem a
distribuição de hardware, como computadores ou tablets. “Em vez de um laptop por aluno,
estamos falando em um laptop por professor. A maioria das famílias já equipa seus filhos, e os
recursos públicos devem ser destinados aqueles que não têm, não para todo mundo. As
iniciativas de universalização vão ser superadas pelo tempo e os países desenvolvidos já estão
deixando isso de lado”, afirma.  


Artigos, notícias, entrevistas e poesias


Saiba já como ajudar seu filho a resolver problemas sozinho

por: happycodeschool.com

19/08/2019 - Artigo


Por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais?

por: happycodeschool.com

05/08/2019 - Artigo


O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

por: happycodeschool.com

22/07/2019 - Artigo



Os pais devem entender que não se divorciam de seus filhos

Por: www.asomadetodosafetos.com

27/05/2019 - Artigo

11 nutrientes importantes para o organismo

Por: qualicorp.com.br

20/05/2019 - Artigo

Agenda Veja mais+