Tecendo ideias

Pesquisadores iniciam testes de vacina contra o HIV na África do Sul

POR AGÊNCIA EFE Os primeiros testes, realizados em 2009, mostraram uma eficácia de 31% Uma equipe internacional começou ensaios clínicos para estudar na África do Sul uma vacina experimental contra o vírus do HIV...


 Pesquisadores iniciam testes de vacina contra o HIV na África do Sul

POR AGÊNCIA EFE

Os primeiros testes, realizados em 2009, mostraram uma eficácia de 31%

Uma equipe internacional começou ensaios clínicos para estudar na África do Sul uma vacina experimental contra o vírus do HIV, causador da Aids, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos.

A experimentação se baseia nos resultados do teste clínico RV144, conhecido como o "ensaio tailandês", o primeiro estudo que conseguiu reduzir o risco de infecção por HIV mediante uma vacina. Os primeiros resultados do RV144, divulgados em 2009, mostraram que ela tinha alcançado eficácia de 31%.

O novo teste clínico HVTN 100 foi desenvolvido para ampliar a proteção obtida com a vacina tailandesa, que foi modificada para ser adaptada a um subtipo vírus HIV predominante na África do Sul. A testagem será feita, inicialmente, com 252 voluntários, com idades entre 18 e 40 anos, para avaliar a segurança da vacina e para ver se ela produz no sistema imunológico a resposta esperada.

O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid) da rede de Institutos Nacionais de Saúde (NHI) dos Estados Unidos estará a cargo da parte operacional nas duas primeiras fases do teste. Os primeiros resultados estão previstos para saírem em dois anos, informou a instituição.

"Uma vacina segura e eficaz contra o HIV é essencial para conseguir um final sustentado à pandemia da Aids", disse o imunologista e diretor do Niaid, Anthony Fauci, em comunicado.

Para ele, o lançamento do HVTN 100 é um "importante passo" rumo à produção de uma vacina contra o HIV, que teria um "grande impacto" na África do Sul, um dos países mais atingidos pela doença.

O estudo faz parte de uma pesquisa maior, da qual participam diversas organizações públicas e privadas. O objetivo é conseguir, além da vacina, uma melhor compreensão dos cientistas quanto às respostas do sistema imunológico associadas à prevenção da infecção. A pesquisa é liderada por Linda-Gail, diretora-adjunta do Centro de HIV Desmond Tutu da Universidade de Cape Town e chefe de operações da Fundação Desmond Tutu, dedicada ao estudo do HIV na África do Sul.

A diretora da Unidade de Pesquisa Perinatal de HIV do Hospital Chris Hani Baragwanath em Soweto (Johanesburgo), Fátima Laher, co-dirigirá o trabalho. O Niaid e a Fundação Bill e Melinda Gates financiaram o projeto, que é realizado junto com o Conselho de Pesquisas Médicas da África do Sul.

Fonte: Revista Galileu - http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2015/02/pesquisadores-iniciam-testes-de-vacina-contra-o-hiv-na-africa-do-sul.html
 


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Recuperação e reprovação

S.O.S. família - Rosely Sayão

10/12/2018 - Artigo

Como se prevenir contra vazamento de dados

Por: happycodeschool.com

03/12/2018 - Artigo

Exageros na academia

Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia

26/11/2018 - Artigo

Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

por: happycodeschool.com

12/11/2018 - Artigo

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

05/11/2018 - Artigo

Veja aqui 8 dicas para garantir uma internet segura para crianças

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

29/10/2018 - Artigo

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Como jogos e brincadeiras de faz-de-conta estimulam o processo livre de aprendizagem Por: revistacrescer.globo.com

23/10/2018 - Artigo

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

13  DEZ Projeto Conto e Canto - G5

Apresentação Grupo 5 | Leia+

13  DEZ Oficina Literária - Grupo 5

14  DEZ Projeto Conto e Canto - G4