Tecendo ideias

Por que há uma explosão de obesidade no Brasil?

A cada cinco brasileiros, um está obeso.


A cada cinco brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. O país que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade. Por que a balança virou?
Indicadores apresentados na segunda-feira pelo Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período.
Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), com base em entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos de todas as capitais brasileiras.
Especialistas ouvidos pela BBC Brasil atribuem o aumento de peso dos brasileiros a fatores econômicos e culturais, mas também genéticos e hormonais.
Para o diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Cláudio Mottin, a tendência de aumento da obesidade já vinha sendo verificada antes da pesquisa Vigitel, realizada anualmente desde 2006.
"Talvez um dos fatores mais preponderantes seja a mudança dos hábitos alimentares que se observa desde os anos 1970. Com pouco tempo para comer, as pessoas deixaram de fazer as refeições em casa e passaram a optar por comidas mais rápidas e mais calóricas".
Essa mudança de hábito também aparece na pesquisa Vigitel: o consumo regular de feijão, considerado um alimento básico na dieta do brasileiro, diminuiu de 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016. E apenas um entre três adultos consomem frutas e hortaliças em cinco dias da semana.
O aumento da obesidade coincide com um período de crescimento do poder de compra dos brasileiros, incentivado por políticas econômicas e programas de distribuição de renda.


http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

O papel das escolas na educação digital

Muito tem se falado sobre inclusão digital. Empresas têm investido vultosos valores em equipamentos eletrônicos e softwares e instituições de ensino estão criando salas tecnológicas, usando tablets e outros dispositivos móveis para promover conteúdos digitais que auxiliem na aprendizagem.

23/01/2018 - Artigo

Para entender o Natal e seus símbolos

Por: Rosely Sayão - Não se pode proibir a criança de acreditar em seres imaginários, entre eles o que aparece nessa data

18/12/2017 - Artigo

Rosely Sayão: os pais andam obedientes demais

Por que há tantas questões sobre como criar um filho?

11/12/2017 - Artigo

Relações Digitais: Riscos e Oportunidades

Filho, não se esqueça de colocar seu celular pra carregar?

04/12/2017 - Matéria Jornalística

Consumismo infantil, um problema de todos

Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou umas das características mais marcantes da sociedade atual.

27/11/2017 - Matéria Jornalística

A importância da Família no Desenvolvimento do Indivíduo

A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano.

20/11/2017 - Artigo

Qual a melhor idade para as redes sociais?

Assim como cada vez mais cedo tem se dado o primeiro contato de crianças com a tecnologia, a criação de perfis em redes sociais...

13/11/2017 - Artigo

Os pais e a escola sob medida

Uma leitora enviou correspondência em que comenta as reuniões de pais nas escolas.

06/11/2017 - Artigo


O que é inteligência cognitiva?

Podemos dizer que somos seres em constante transformação, não é mesmo?

23/10/2017 - Artigo

Agenda Veja mais+

1  FEV Reunião de Pais - 5° ano EF

5  FEV Volta às aulas do 6º ano EF à 2ª série EM

5  FEV Início das Aulas G4 ao 6° ano EF

6  FEV Reunião de Pais - 2° ano EF

6  FEV Reunião de Pais - 6° ano EF