Tecendo ideias

A Ética Na Profissão

Todas as profissões têm seu próprioCódigo de Ética, trazendo benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe preservando condutas condizentes com os princípios éticos específicos.


 A força da Ética se faz absolutamente necessária na relação de duas pessoas, na estrutura familiar, no relacionamento dentro de uma comunidade religiosa, esportiva, cultural, empresarial, militar e qualquer outra. Até comunidades criminosas só sobrevivem por longo tempo quando, infelizmente, conseguem fazê-la prevalecer (a seu modo, é claro). Não há sociedade que progrida com firmeza por muito tempo, que se mantenha politicamente consistente, nem profissão que se imponha pelo produto do seu trabalhosem que esteja a Ética a servir de cimento a fortalecer sua estrutura. O homem vive em sociedade, convive com outros homens, interage metabolicamente com a natureza para prover as necessidades relacionadas à sua existência, impactando positivamente e/ou negativamente sobre a mesma e sobre si mesmo. Portanto, cabe-lhe se dispor a pensar e a responder às seguintes perguntas: Como devo agir perante os outros homens? Como devo agir sobre a natureza? Obviamente estas questões são fáceis de serem formuladas, mas difíceis de serem respondidas por que são perguntas centrais da Ética.Aristóteles (384 a.C.* 322 a.C.†), filósofo grego, ao se referir à Ética afirma “o estudo da ética deve enfatizar o preparo do indivíduo para que o mesmo possa viver em sociedade. Há, portanto, um campo comum entre ética e política. A ética deve estabelecer o princípio de ação virtuosa; a política deve enfatizar os homens como um ser social procurando estabelecer os princípios de sua ação racional”. Todas as profissões têm seu próprioCódigo de Ética, trazendo benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe preservando condutas condizentes com os princípios éticos específicos.

 

 Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-tica-na-profisso/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

NÃO DESISTA NUNCA

Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?

16/10/2017 - Artigo

Minha filha quer ser Youtuber. O que fazer?

Qual criança ou adolescente já não sonhou em criar um canal no Youtube e aparecer na telinha falando sobre o que mais gosta de fazer?

09/10/2017 - Artigo

Feliz por nada

Geralmente, quando uma pessoa exclama Estou tão feliz!, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo.

02/10/2017 - Artigo

"Educar pressupõe sempre desagradar à criança", diz psicóloga Rosely Sayão

Especialista acredita que o excesso de zelo adia a conquista da maturidade

25/09/2017 - Artigo

“As possibilidades perdidas”, texto original de Martha Medeiros

Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse.

18/09/2017 - Artigo

Liberdade de expressão na Internet.

Como não comemorar? Não tirar proveito de tudo isso?

11/09/2017 - Artigo

Redes sociais a favor dos filhos e dos pais

Muitas pessoas criticam as redes sociais e dizem que elas afastam as pessoas do convívio comum...

04/09/2017 - Matéria Jornalística

A GRAMA DO VIZINHO

Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma.

28/08/2017 - Artigo

Crianças Empreendedoras!

Sabia que os pequenos estão se destacando em diversas modalidades de negócio?

21/08/2017 - Matéria Jornalística


Agenda Veja mais+

24  OUT Apresentação da Peça Teatral

25  OUT Painel Vivo - 1ª série EM

26  OUT Halloween - 2° ao 4° ano EF

26  OUT Halloween - G3 ao 1° ano VESPERTINO

Turmas do Vespertino | Leia+

26  OUT Halloween - 5° ano VESPERTINO