Tecendo ideias

Consumismo infantil, um problema de todos

Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou umas das características mais marcantes da sociedade atual.


 Consumismo infantil, um problema de todos

Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou umas das características mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconseqüente. As crianças, ainda em pleno desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves conseqüências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
De pais e educadores a agentes do mercado global, todos voltam os olhares para a infância - os primeiros preocupados com o futuro das crianças, já os últimos fazem crer que estão preocupados apenas com a ganância de seus negócios. Para o mercado, antes de tudo, a criança é um consumidor em formação e uma poderosa influência nos processos de escolha de produtos ou serviços. As crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família (TNS/InterScience, outubro de 2003). Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza. A publicidade na TV é a principal ferramenta do mercado para a persuasão do público infantil, que cada vez mais cedo é chamado a participar do universo adulto quando é diretamente exposto às complexidades das relações de consumo sem que esteja efetivamente pronto para isso.

Fonte: http://www.redemaosdadas.org/consumismo-infantil-um-problema-de-todos/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Como enfrentar a difícil tarefa de sermos pais dos nossos pais

“Estamos preparados para administrar a educação de nossos filhos. Mas é difícil para nós acompanhar a velhice e a deterioração daqueles que nos deram a vida: razões, testemunhos e conselhos.”

13/08/2018 - Artigo

Criatividade e tecnologia são sinônimos para inovação

Criatividade – esse conceito enigmático utilizado para pintar obras-primas ou escrever o próximo grande romance – não é uma habilidade exclusiva dos artistas.

06/08/2018 - Artigo

O mundo não lutará contra você, se você não lutar contra o mundo.

Texto traduzido e adaptado de Rincon Psicologia

30/07/2018 - Artigo

Habilidades tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens

Há muitas maneiras em que a tecnologia pode nos beneficiar...

23/07/2018 - Artigo


Qual a hora certa de abordar sobre educação digital com as crianças?

Por Helena Mendonça – Nethics Educação Digital

18/06/2018 - Artigo

Estou aprendendo a não reagir a tudo que me incomoda

Eu estou aprendendo que não preciso machucar de volta quem me machucou.

11/06/2018 - Artigo

Reconhecimento: chave da autoestima e da dignidade

Todos nós precisamos de reconhecimento...

04/06/2018 - Artigo

Amizades virtuais podem ser saudáveis?

Para muitos pais e responsáveis, a hipótese de seus filhos estabelecerem amizades virtuais na internet é causa de preocupação...

30/05/2018 - Artigo

Você tem o direito de mudar de opinião, você tem o direito de crescer

Mudar de opinião em um determinado momento não é abandonar quem somos.

21/05/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

22  AGO Baiana de acarajé + Acolhimento Folclore

22  AGO Visita da Baiana de Acarajé

24  AGO Visita ao Museu Geológico da Bahia

Alunos do 6° ano EF | Leia+

25  AGO Mostras de Cena

Alunos do 9º ano EF | Leia+

25  AGO 1ª Mostra de Arte