Tecendo ideias

Rosely Sayão: os pais andam obedientes demais

Por que há tantas questões sobre como criar um filho?


 Rosely Sayão: os pais andam obedientes demais

 Quando termina suas palestras em alguma escola, a psicóloga Rosely Sayão precisa de ajuda para sair com tranquilidade do prédio — costuma ser cercada por dezenas de pais, cheios de perguntas adicionais às respondidas no palco, a respeito de dilemas na própria casa. Formada pela PUC de Campinas, ela se tornou a mais conhecida referência em questões de família no país. Boa parte da projeção se deve ao trabalho na imprensa, desde que começou a escrever sobre sexo no extinto jornal Notícias Populares, há quase três décadas, e logo depois na Folha de S.Paulo, da qual se despediu há duas semanas, para se dedicar ao público de VEJA — ela assinará uma coluna mensal na revista a partir da próxima edição e apresentará um programa semanal no site em que responderá a questões enviadas pelos internautas, algo semelhante ao que faz na rádio BandNews FM. Aos 67 anos, Rosely vive em um condomínio tranquilo em Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, e mantém-se atuante em consultório e no atendimento a colégios e grupos de pais. Da própria experiência pessoal — é mãe de um casal, de 38 e 42 anos —, a principal conclusão é que os adultos vêm tornando a paternidade mais complicada nas últimas décadas. “Eu trabalhava fora, deixava os dois com a empregada e nunca sentia a menor culpa por isso, como se tornou comum atualmente.” A seguir, sua entrevista.

Por que há tantas questões sobre como criar um filho? As pessoas perderam a noção do que é uma criança. Se ela pergunta o que há na barriga de uma mulher grávida, podemos dizer apenas: um bebê. As famílias, porém, se cobram tanto que já querem explicar como o bebê entrou, como vai sair, o namoro do papai e da mamãe. Não se dá mais a resposta “quando você crescer, vai entender”, que em geral satisfaz as crianças. Outro sinal da dificuldade de lidar com a infância é que os pequenos têm agenda de adulto, cheia de cursos e responsabilidades.

 


Fonte: http://veja.abril.com.br/educacao/rosely-sayao-os-pais-andam-obedientes-demais/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

POR QUE SEU FILHO DEVE ESTUDAR INGLÊS?

Aprender inglês é uma das experiências mais incríveis existentes...

23/04/2018 - Matéria Jornalística

Como os pais podem ajudar os filhos com a lição de casa

Os pais não devem nunca, em nenhuma hipótese, fazer a lição pelo filho. Isso tira a autonomia da criança

16/04/2018 - Matéria Jornalística

Benefícios da computação na terceira idade

Atualmente, dois a cada 10 idosos usam a internet...

09/04/2018 - Artigo

Conheça histórias de pessoas que reduziram o consumo para viver melhor

Tudo o que você precisa é menos: conheça a história de pessoas que entraram na onda do desapego e veja como você pode começar a mudar hoje mesmo seu estilo de vida.

02/04/2018 - Artigo

ROSELY SAYÃO – Adultos fora de controle

A mãe de uma garota de oito anos me contou que está vivendo uma situação de conflito muito intensa com o marido cujo resultado, ela acredita, deverá ser a separação. Enquanto eles não tomam a decisão final e efetivamente se separam, vivem de conflito em conflito, diariamente.

26/03/2018 - Artigo

As máquinas estão adquirindo capacidade para pensar ou para ajudar o ser humano a tomar decisões?

O termo computação cognitiva é a capacidade de computadores pensarem praticamente como seres humanos.

19/03/2018 - Artigo

Primeiro dia de aula: adaptação para os pais ou para os filhos?

Psicóloga diz que pais devem perguntar como a criança está se sentindo e trabalhar suas expectativas sobre a vida escolar

13/03/2018 - Artigo

A EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE – UM HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO

Autor: Rômulo de Andrade Moreira - Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e Professor de Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Salvador - UNIFACS.

05/03/2018 - Artigo

Preparando crianças para empregos que existirão no futuro

Robôs e máquinas estão executando tarefas cada vez mais rápido e com baixo custo...

26/02/2018 - Matéria Jornalística

A soma de todos os afetos

Ontem, num auditório lotado de educadores e pais e mães de alunos, em sua maioria do ensino fundamental, assisti a uma palestra da ótima Rosely Sayão_ psicóloga, educadora, escritora e colunista da folha de SP.

19/02/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

24  ABR Eleição do Grêmio

24  ABR CEM - Cultura em Movimento - 2° ano EF

24  ABR Curso preparatório para ONHB.

25  ABR Posse do Grêmio

26  ABR 2ª Reunião de Pais - 1º ano EF