Tecendo ideias

O papel das escolas na educação digital

Muito tem se falado sobre inclusão digital. Empresas têm investido vultosos valores em equipamentos eletrônicos e softwares e instituições de ensino estão criando salas tecnológicas, usando tablets e outros dispositivos móveis para promover conteúdos digitais que auxiliem na aprendizagem.


 O papel das escolas na educação digital

 

Muito tem se falado sobre inclusão digital. Empresas têm investido vultosos valores em equipamentos eletrônicos e softwares e instituições de ensino estão criando salas tecnológicas, usando tablets e outros dispositivos móveis para promover conteúdos digitais que auxiliem na aprendizagem.
Realmente não dá para fingir que as mudanças não estão acontecendo. A tecnologia já tem causado impacto, inclusive, em algumas profissões. É o caso dos advogados que terão de se adaptar à nova realidade da inteligência artificial. Alguns escritórios de advocacia já estão automatizando parte do trabalho e incluindo softwares para otimizar o trabalho de pesquisa (http://veja.abril.com.br/tecnologia/advogados-sao-o-proximo-alvo-da-inteligencia-artificial/). Segundo estudo da Thomson Reuters para a Revista Exame, 40% dos escritórios de advocacia entrevistados estão em busca de automação de processos (https://exame.abril.com.br/pme/conheca-7-startups-que-prometem-mudar-o-juridico-brasileiro/). Alunos de direito estão tendo de aprender “programação” (www.globoplay.com/v/6225725) e o surgimento de startups (legaltechs) que prometem mais eficiência e rapidez ao sistema jurídico revelam essa nova realidade.
Mas, será que as instituições de ensino estão realmente preparadas para essas mudanças?
Muitas escolas têm tentado incluir em sua proposta pedagógica o que há de mais atual e moderno para se adequar à nova realidade tecnológica e ao que o mercado de trabalho já tem exigido dos nossos jovens. A inserção da aula de programação (coding) na grade curricular, ou como curso extracurricular, reflete essa mudança.
No entanto, é importante ressaltar que a inclusão digital deve, necessariamente, estar alinhada à educação digital. Mas o que isso significa??
Significa que além do aparato tecnológico, a escola deve transmitir aos seus alunos (e, porque não, também aos pais e a todos os colaboradores da instituição de ensino) informações acerca do uso seguro, ético e responsável da internet e, alertá-los, ainda, sobre os riscos e perigos a que estão expostos no mundo online. Implica em formar cidadãos preparados com habilidades e conhecimentos necessários para o manuseio das ferramentas tecnológicas, para que possam tirar o melhor proveito do que a tecnologia tem a oferecer, minimizando os riscos que o mau uso pode causar.

Fonte: http://www.happycode.com.br/o-papel-das-escolas-na-educacao-digital/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Você tem o direito de mudar de opinião, você tem o direito de crescer

Mudar de opinião em um determinado momento não é abandonar quem somos.

21/05/2018 - Artigo

Como desenvolver a confiança das crianças com o Youtube

O incentivo de aprender novas habilidades com o auxílio do Youtube tem apresentado inúmeros benefícios, dentre os quais está o amadurecimento comportamental e intelectual de crianças e jovens e sua autoconfiança.

14/05/2018 - Artigo

Quanto mais carinho você recebeu dos seus pais, mais atraente você se considera.

Por Felipe Germano Você se sente um Cauã Reymond? Uma Bruna Marquezine? Deve ser por que sua mãe te amou muito.

07/05/2018 - Matéria Jornalística

Como a inteligência cognitiva vai mudar o mundo

Todo mundo está falando sobre inteligência artificial, também conhecida em sua forma abreviada.

02/05/2018 - Artigo

POR QUE SEU FILHO DEVE ESTUDAR INGLÊS?

Aprender inglês é uma das experiências mais incríveis existentes...

23/04/2018 - Matéria Jornalística

Como os pais podem ajudar os filhos com a lição de casa

Os pais não devem nunca, em nenhuma hipótese, fazer a lição pelo filho. Isso tira a autonomia da criança

16/04/2018 - Matéria Jornalística

Benefícios da computação na terceira idade

Atualmente, dois a cada 10 idosos usam a internet...

09/04/2018 - Artigo

Conheça histórias de pessoas que reduziram o consumo para viver melhor

Tudo o que você precisa é menos: conheça a história de pessoas que entraram na onda do desapego e veja como você pode começar a mudar hoje mesmo seu estilo de vida.

02/04/2018 - Artigo

ROSELY SAYÃO – Adultos fora de controle

A mãe de uma garota de oito anos me contou que está vivendo uma situação de conflito muito intensa com o marido cujo resultado, ela acredita, deverá ser a separação. Enquanto eles não tomam a decisão final e efetivamente se separam, vivem de conflito em conflito, diariamente.

26/03/2018 - Artigo

As máquinas estão adquirindo capacidade para pensar ou para ajudar o ser humano a tomar decisões?

O termo computação cognitiva é a capacidade de computadores pensarem praticamente como seres humanos.

19/03/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

23  MAI Oficina Literária - 3º ano EF

25  MAI Cidadania e o uso consciente da internet

Alunos do 7º ano EF | Leia+

25  MAI Cidadania e o uso consciente da internet

Alunos do 6º ano EF | Leia+

28  MAI Oficina Literária - 4º e 5º anos EF

29  MAI 2ª Reunião de Pais - G4 e G5