Tecendo ideias

O papel das escolas na educação digital

Muito tem se falado sobre inclusão digital. Empresas têm investido vultosos valores em equipamentos eletrônicos e softwares e instituições de ensino estão criando salas tecnológicas, usando tablets e outros dispositivos móveis para promover conteúdos digitais que auxiliem na aprendizagem.


 O papel das escolas na educação digital

 

Muito tem se falado sobre inclusão digital. Empresas têm investido vultosos valores em equipamentos eletrônicos e softwares e instituições de ensino estão criando salas tecnológicas, usando tablets e outros dispositivos móveis para promover conteúdos digitais que auxiliem na aprendizagem.
Realmente não dá para fingir que as mudanças não estão acontecendo. A tecnologia já tem causado impacto, inclusive, em algumas profissões. É o caso dos advogados que terão de se adaptar à nova realidade da inteligência artificial. Alguns escritórios de advocacia já estão automatizando parte do trabalho e incluindo softwares para otimizar o trabalho de pesquisa (http://veja.abril.com.br/tecnologia/advogados-sao-o-proximo-alvo-da-inteligencia-artificial/). Segundo estudo da Thomson Reuters para a Revista Exame, 40% dos escritórios de advocacia entrevistados estão em busca de automação de processos (https://exame.abril.com.br/pme/conheca-7-startups-que-prometem-mudar-o-juridico-brasileiro/). Alunos de direito estão tendo de aprender “programação” (www.globoplay.com/v/6225725) e o surgimento de startups (legaltechs) que prometem mais eficiência e rapidez ao sistema jurídico revelam essa nova realidade.
Mas, será que as instituições de ensino estão realmente preparadas para essas mudanças?
Muitas escolas têm tentado incluir em sua proposta pedagógica o que há de mais atual e moderno para se adequar à nova realidade tecnológica e ao que o mercado de trabalho já tem exigido dos nossos jovens. A inserção da aula de programação (coding) na grade curricular, ou como curso extracurricular, reflete essa mudança.
No entanto, é importante ressaltar que a inclusão digital deve, necessariamente, estar alinhada à educação digital. Mas o que isso significa??
Significa que além do aparato tecnológico, a escola deve transmitir aos seus alunos (e, porque não, também aos pais e a todos os colaboradores da instituição de ensino) informações acerca do uso seguro, ético e responsável da internet e, alertá-los, ainda, sobre os riscos e perigos a que estão expostos no mundo online. Implica em formar cidadãos preparados com habilidades e conhecimentos necessários para o manuseio das ferramentas tecnológicas, para que possam tirar o melhor proveito do que a tecnologia tem a oferecer, minimizando os riscos que o mau uso pode causar.

Fonte: http://www.happycode.com.br/o-papel-das-escolas-na-educacao-digital/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Recuperação e reprovação

S.O.S. família - Rosely Sayão

10/12/2018 - Artigo

Como se prevenir contra vazamento de dados

Por: happycodeschool.com

03/12/2018 - Artigo

Exageros na academia

Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia

26/11/2018 - Artigo

Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

por: happycodeschool.com

12/11/2018 - Artigo

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

05/11/2018 - Artigo

Veja aqui 8 dicas para garantir uma internet segura para crianças

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

29/10/2018 - Artigo

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Como jogos e brincadeiras de faz-de-conta estimulam o processo livre de aprendizagem Por: revistacrescer.globo.com

23/10/2018 - Artigo

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+