Tecendo ideias

Primeiro dia de aula: adaptação para os pais ou para os filhos?

Psicóloga diz que pais devem perguntar como a criança está se sentindo e trabalhar suas expectativas sobre a vida escolar


Primeiro dia de aula: adaptação para os pais ou para os filhos?


Psicóloga diz que pais devem perguntar como a criança está se sentindo e trabalhar suas expectativas sobre a vida escolar


Esta semana está sendo a primeira da vida escolar de muitas crianças. Foi assim lá em casa, pois meu filho começou hoje no 1º ano do ensino fundamental. Ele se mudou para um colégio enorme, com 25 crianças por sala. Ele veio de uma escola pequena, com apenas 10 alunos na classe.
Essa diferença de tamanho já me deixou preocupada. Outro fator de apreensão foi o fato de não ter nenhum amiguinho conhecido na classe. Mas, do alto dos 6 anos, ele me surpreendeu, entrou na sala tranquilo, me deu um beijo e disse tchau.
Cada colégio lida de forma diferente com a fase de adaptação. No do meu filho, as crianças da educação infantil sairão mais cedo durante a primeira semana. Já as do ensino fundamental cumprirão horário normal. A diferença é que na primeira semana os pais poderão acompanhá-los até a porta da sala de aula – depois, os filhos são deixados na entrada da escola.
Confesso que tudo que aprendi sobre adaptação escolar não funcionou agora que foi minha vez de deixar o filho em um colégio novo. Relutei para sair da porta da sala, fiquei com os olhos marejados e o coração apertado.
Ajudou muito ter uma professora compreensiva e uma rede de apoio materno que se formou quase que imediatamente. Outras mães perceberam minha aflição e logo ofereceram apoio e incentivo. Consegui sair da escola com o coração mais aliviado. Fico feliz agora por achar que ele não percebeu como sou manteiga derretida.
Cuidar do emocional das crianças e adolescentes
Os pais devem perguntar como a criança está se sentindo com o início de um novo ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas expectativas e angústias de acordo com o estado emocional. “É importante que a família converse a respeito das emoções para que a criança esteja preparada física e psicologicamente para fazer frente às exigências escolares”, diz Karin.
Converse muito
Uma dica minha é conversar com a criança sobre a nova escola, se possível, leve-a para conhecer antes das aulas, fale quem será sua professora e conte que ela vai conhecer e fazer novos amigos.


Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/mae-para-toda-obra/primeiro-dia-de-aula-adaptacao-para-os-pais-ou-para-os-filhos/


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Nem tudo o que está na internet é verdade, sabia?

É certo que a internet revolucionou e agilizou o modo como as pessoas se comunicam e trocam informações.

10/09/2018 - Artigo

Quem passa a maior parte do tempo sentado reduz expectativas de vida

A sua cadeira vai matar você. Isso porque muitos problemas estão associados a quem passa a vida sentado, como aumento de chances de diabetes, problemas urinários e lesões na coluna.

27/08/2018 - Artigo

4 razões incríveis para abraçar seu lado nerd

Hoje em dia, todo mundo diz que é nerd, geek, hipster e outras denominações que ganharam força com o avanço da internet...

20/08/2018 - Artigo

Como enfrentar a difícil tarefa de sermos pais dos nossos pais

“Estamos preparados para administrar a educação de nossos filhos. Mas é difícil para nós acompanhar a velhice e a deterioração daqueles que nos deram a vida: razões, testemunhos e conselhos.”

13/08/2018 - Artigo

Criatividade e tecnologia são sinônimos para inovação

Criatividade – esse conceito enigmático utilizado para pintar obras-primas ou escrever o próximo grande romance – não é uma habilidade exclusiva dos artistas.

06/08/2018 - Artigo

O mundo não lutará contra você, se você não lutar contra o mundo.

Texto traduzido e adaptado de Rincon Psicologia

30/07/2018 - Artigo

Habilidades tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens

Há muitas maneiras em que a tecnologia pode nos beneficiar...

23/07/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

18  OUT Reunião de Pais - G5

Rito de Passagem G5 para o 1° ano EF | Leia+

18  OUT Projeto Interdisciplinar do 7º ano EF

Alunos do 7º ano EF | Leia+

20  OUT Anchieta Around the World

Alunos do 8º e 9º ano EF | Leia+

22  OUT Concerto em comemoração aos 20 anos do Coral Anchieta

25  OUT Halloween Party - G3 ao 1° ano EF