Tecendo ideias

Amizades virtuais podem ser saudáveis?

Para muitos pais e responsáveis, a hipótese de seus filhos estabelecerem amizades virtuais na internet é causa de preocupação...


 Amizades virtuais podem ser saudáveis?

Para muitos pais e responsáveis, a hipótese de seus filhos estabelecerem amizades virtuais na internet é causa de preocupação. Contudo, proibir, definitivamente, não é o caminho. Com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet, cada vez se torna mais fácil, seja por meio de aplicativos, games ou chats, os (jovens) usuários interagirem uns com os outros e criarem laços de amizade e afetividade inicialmente pelos meios digitais, inclusive, em muitos casos, migrando tais relações do campo virtual, para o mundo real. Nesse cenário, dificilmente será possível se impedir que os pequenos, em algum momento, estabeleçam relações de amizade por meios virtuais.
Assim, é imprescindível que os pais e responsáveis alertem os pequenos usuários sobre os perigos existências nas relações virtuais. Principalmente porque nem sempre as informações e fotos compartilhadas pelos usuários na web correspondem à realidade no mundo analógico, e o aparente anonimato proporcionado pelo meio encoraja pessoas mal intencionadas a atuarem, sobretudo em face dos menores, por serem mais vulneráveis e ingênuos. É de suma importância que se fiscalize e monitore a vida virtual dos pequenos, assim como no meio analógico, isto porque, mais do que um direito, é um dever dos pais e responsáveis, zelar pela segurança, desenvolvimento e proteção ao menor.
Contudo, importante se ter em mente que amizades e relações afetivas, inclusive as virtuais, fazem bem para os (jovens) usuários e se acompanhadas de um responsável, no caso dos pequenos usuários, podem sim ocorrer.
Você sabia? “Uma pesquisa realizada entre adolescentes encontrados na comunidade digital Habbo revelou que os jovens se identificam mais com os amigos estabelecidos por meio de relações online, em redes sociais, do que com os vizinhos de bairro ou com a turma “offline”. O estudo, baseado em uma pesquisa feita com 4,299 mil jovens do Reino Unido, Espanha e Japão, aponta que os laços estabelecidos entre grupos na rede são quase tão fortes quanto as ligações familiares.”

 Fonte: http://www.happycode.com.br/amizades-virtuais-podem-ser-saudaveis/
 


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Recuperação e reprovação

S.O.S. família - Rosely Sayão

10/12/2018 - Artigo

Como se prevenir contra vazamento de dados

Por: happycodeschool.com

03/12/2018 - Artigo

Exageros na academia

Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia

26/11/2018 - Artigo

Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

por: happycodeschool.com

12/11/2018 - Artigo

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

05/11/2018 - Artigo

Veja aqui 8 dicas para garantir uma internet segura para crianças

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

29/10/2018 - Artigo

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Como jogos e brincadeiras de faz-de-conta estimulam o processo livre de aprendizagem Por: revistacrescer.globo.com

23/10/2018 - Artigo

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

10  DEZ Oficina Literária - Grupo 4

11  DEZ Oficina Literária - Grupo 3

12  DEZ Projeto Conto e Canto - G3

Apresentação Grupo 3 | Leia+

12  DEZ Oficina Literária - 1º ano EF

12  DEZ Projeto Era Uma Vez - 1° ano EF