Tecendo ideias

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.


 De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta
Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

O estudo foi conduzido pela University of Hawaii e publicado no periódico Nature Communications. Nele, os estudiosos usaram uma câmera de vácuo chamada W.M Keck Research Laboratory in Astrochemistry, para resfriar a simulação de grãos interestelares a temperaturas de até -270ºC.

Esses grãos foram revestidos em dióxido de carbono e água, algo comumente encontrado em moléculas de nuvens que deram origem às estrelas, e também fosfina – este último, no caso, venenoso para nós na Terra, mas muito útil quando é reagido para formar outros químicos.

Na câmara de vácuo, os pesquisadores expuseram a poeira interestelar á radiação ionizada, simulando raios cósmicos no espaço. Isso produziu coisas como ácido fosfórico que, no caso, é muito útil na criação de vida. “Na Terra, a fosfina é letal para seres vivos”, afirmou o líder do estudo, Andrew Turner, em um comunicado. “Mas no mundo interestelar, um elemento químico como a fosfina pode promover raras reações químicas que levam a moléculas relevantes como oxiácidos de fósforo, que eventualmente pode ser a faísca para a evolução molecular da vida como conhecemos”, afirmou.

Leia também:
+Dados médicos são violados com mais frequência do que imaginamos
+ Teoria da Evolução das Espécies pode ter surgido 50 anos antes

A ideia de que blocos inteiros de vida podem ter sido entregues na Terra não é necessariamente nova. Outras evidências de moléculas ou elementos químicos formados no espaço já foram encontradas, enquanto cometas já foram propostos como métodos para trazê-los até aqui. E como cometas contém materiais que datam desde o início do nosso sistema solar, eles podem ter coletado fosfina do universo interestelar, segundo a co-autora do estudo, Cornelia Meinert, da University of Nice, na França. Uma vez no nosso planeta, esse fósforo pode ter ajudado na prevalência da vida.

Entender quando e como a vida se originou na Terra é uma questão que ainda é debatida. Descobrir essa resposta não traria apenas um entendimento sobre o nosso início por aqui, mas ajudaria a compreender a possibilidade do início da vida no resto do universo, também – e a chegada do fósforo é uma peça importante deste quebra-cabeça.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.


Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/de-onde-veio-vida-na-terra-ciencia-pode-estar-mais-perto-da-resposta.html


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

por: happycodeschool.com

12/11/2018 - Artigo

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

05/11/2018 - Artigo

Veja aqui 8 dicas para garantir uma internet segura para crianças

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

29/10/2018 - Artigo

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Como jogos e brincadeiras de faz-de-conta estimulam o processo livre de aprendizagem Por: revistacrescer.globo.com

23/10/2018 - Artigo

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Nem tudo o que está na internet é verdade, sabia?

É certo que a internet revolucionou e agilizou o modo como as pessoas se comunicam e trocam informações.

10/09/2018 - Artigo

Quem passa a maior parte do tempo sentado reduz expectativas de vida

A sua cadeira vai matar você. Isso porque muitos problemas estão associados a quem passa a vida sentado, como aumento de chances de diabetes, problemas urinários e lesões na coluna.

27/08/2018 - Artigo

4 razões incríveis para abraçar seu lado nerd

Hoje em dia, todo mundo diz que é nerd, geek, hipster e outras denominações que ganharam força com o avanço da internet...

20/08/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

21  NOV Apresentação 6º ano EF - Inglês Extensivo

22  NOV Apresentação 3º ano EF - Inglês Extensivo

22  NOV Missa dos Concluintes da 3ª série EM 2018

26  NOV Aula Pública de Música - Turno Complementar

29  NOV Confraternização 8º ano EF