Tecendo ideias

Exageros na academia

Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia


 Exageros na academia


Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia
A sobrecarga de treinos após longo período de inatividade é perigosa, mas pode ser evitada.
Embora a atividade física seja recomendada para o combate a diversas doenças, seu excesso pode ser muito prejudicial para os indivíduos que retomam os exercícios após longo período de sedentarismo.
Coração & Vida consultou o ortopedista André Pedrinelli, médico do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), para descobrir que tipos de lesões podem ser geradas por quem não "pisa no freio" no retorno às atividades.
- Dores nos músculos e articulações
De acordo com o ortopedista, são as mais comuns e costumam ser o primeiro sinal de que o indivíduo está "passando do ponto" nos exercícios e na frequência das atividades. "Ter dor não é normal. [A dor] é sempre relacionada a algum processo inflamatório", afirma.
- Tendinites
Ocorre quando há uma inflamação no tecido que liga músculo e osso. Pode acontecer no ombro, cotovelo, joelho, mão, pulso, calcanhar (o famoso Tendão de Aquiles), entre outros locais. Em muitos casos, já é o suficiente para afastar o profissional do trabalho, dependendo da atividade que executa.
- Inchaço e perda de movimento
São sinais mais fortes de excesso no retorno à musculação/academia. Ao menor sinal de ocorrência, é recomendável paralisar as atividades e buscar ajuda médica.
- Fratura por estresse
Geralmente ocorrem quando (todos) os primeiros sinais de excesso nos exercícios são ignorados. No entanto, trata-se de um problema que não é gerado apenas pelo excesso de repetições e treinos, mas também pelo erro quanto aos pesos utilizados.
Pedrinelli alerta que, antes de retornar à academia, o ideal seria passar por uma avaliação médica com um especialista em medicina esportiva para adequar a carga de trabalho às limitações da pessoa.
Quando a pausa no esporte se deu por ocorrências médicas, também é fundamental indicação clínica e novas estratégias para exercícios adaptados.
"Às vezes exames são necessários para ter certeza de que um tipo de atividade não seria prejudicial ao invés de benéfico. Sempre o retorno deve ser bem progressivo para permitir uma adaptação corporal", completa o médico, que salienta a importância de não confundir dor com a sensação de cansaço, comum de quem reinicia uma atividade física regular.


Fonte: http://www.qualicorp.com.br/qualicorp/ecp/comunidade.do?app=portalbemestar&idNoticia=53171&view=interna&menu=be&utm_source=qualicorp&utm_medium=email&utm_campaign=email_cl_newsset_2018&utm_content=noticia_exagero_na_academia


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Recuperação e reprovação

S.O.S. família - Rosely Sayão

10/12/2018 - Artigo

Como se prevenir contra vazamento de dados

Por: happycodeschool.com

03/12/2018 - Artigo

Exageros na academia

Quatro problemas (sérios) que você pode ter se exagerar no retorno à academia

26/11/2018 - Artigo

Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

por: happycodeschool.com

12/11/2018 - Artigo

De onde veio a vida na Terra? Ciência pode estar mais perto da resposta

por: revistagalileu.globo.com - Cientistas sugerem que um dos elementos mais importantes para a vida, o fosfato, pode ter sido entregue na Terra em seu primeiro bilhão de anos através de cometas ou meteoros.

05/11/2018 - Artigo

Veja aqui 8 dicas para garantir uma internet segura para crianças

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

29/10/2018 - Artigo

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Como jogos e brincadeiras de faz-de-conta estimulam o processo livre de aprendizagem Por: revistacrescer.globo.com

23/10/2018 - Artigo

Porque matricular meu filho em uma colônia de férias?

Nunca é cedo demais para as crianças começarem a se preparar para uma carreira bem sucedida...

08/10/2018 - Artigo

A brincadeira faz um bem danado para quem tem filho único

Quando há um filho único em casa, uma das preocupações que a família acaba considerando, alguns mais outros menos, é a possível solidão da criança.

01/10/2018 - Artigo

A gente sempre acha que terá tempo de sobra...

Recentemente recebi um texto lindo por Whatsapp intitulado “Vá aos encontros felizes”.

17/09/2018 - Artigo

Agenda Veja mais+

13  DEZ Projeto Conto e Canto - G5

Apresentação Grupo 5 | Leia+

13  DEZ Oficina Literária - Grupo 5

14  DEZ Projeto Conto e Canto - G4