Tecendo ideias

Veja 6 formas para incentivar o raciocínio logico para crianças

por: happycodeschool.com


 Veja 6 formas para incentivar o raciocínio logico para crianças


O desenvolvimento do raciocínio lógico para criança deve ser uma das preocupações dos pais. Afinal, essa habilidade é essencial para que o pequeno consiga aumentar a sua capacidade de resolução de problemas, além de facilitar a estruturação dos seus argumentos e estimular a organização de tarefas e situações no dia a dia.
Mas para que a criança desperte essa habilidade é fundamental que tenha contato com recursos estimulantes. Afinal, trata-se de exercício e, quanto mais a criança é treinada, melhor será o seu desempenho.
Um ponto interessante é que esse estímulo não precisa ser enfadonho ou cansativo, porque por meio de algumas atividades agradáveis e prazerosas, os pais podem auxiliar seus filhos no desenvolvimento desse raciocínio. Neste artigo, listamos algumas formas de trabalhar essa competência das crianças. Continue lendo para saber quais são elas!


1. Apresente jogos de sequência lógica e tabuleiro
A capacidade de identificar padrões é uma habilidade que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças. Afinal, elas precisam encontrar um padrão que defina como todo o conjunto precisa ser organizado, o que estimula o seu cérebro a perceber similaridades e diferenças.
Sendo assim, os jogos sequenciais são uma excelente alternativa para o pequeno desenvolver habilidades e competências. É possível trabalhar com cores, animais, personagens, números, entre outros elementos.
Além dos jogos de sequência lógica, aqueles de tabuleiro como dama, xadrez, campo minado, batalha naval, entre outros, também favorecem o raciocínio lógico. Isso porque todos eles exigem a elaboração de estratégias para que se consiga alcançar a vitória, fazendo a criança pensar de diversas formas.


2. Estimule o contato com a literatura

A literatura é uma arte que contribui de diferentes maneiras para o desenvolvimento da criança. Além de estimular a expansão do seu vocabulário, a assimilação da gramática correta e a habilidade da leitura, ela também permite o despertar de habilidades e competências que vão além da comunicação.
Os livros favorecem a criatividade e a imaginação, permitem a construção da opinião, a aquisição de cultura e conhecimento do mundo, a fim de ter um pensamento mais crítico e bons argumentos. Tudo isso favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico.
A literatura possibilita a interação do leitor com a obra, fazendo com que ele participe do que está acontecendo por meio da análise dos fatos, e ainda estimulando o seu pensamento para os caminhos possíveis para o final da história.
Para que o desenvolvimento do raciocínio lógico aconteça de forma mais expressiva, você pode optar por obras juvenis que trazem aventura e suspense, ou apresentar clássicos como Sherlock Holmes, que trazem desafios para a mente.


3. Matricule em aulas de programação e robótica

Perceba que as novas gerações nasceram inseridas em um mundo digitalizado e tecnológico. Sendo assim, o desenvolvimento das suas habilidades também deve se relacionar com a aquisição de conhecimentos acerca dessas inovações.
Por isso, aulas de programação e robótica são uma excelente alternativa para contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças. Afinal, esse saber envolve áreas diversas de conhecimento e ainda traz vários desafios que precisam de soluções criativas.
Perceba que para elaborar um software, aplicativo ou jogo por meio das aulas de programação, a criança precisa pensar em todos os detalhes, cada comando e o que acontecerá segundo as ações do usuário.
Na criação de robôs, além de criar toda a programação que ele deve cumprir ela ainda deve projetar a estrutura da máquina, para que esteja apropriada à sua finalidade. Ou seja, é fundamental que pense de forma lógica para que consiga trazer as soluções para o problema apresentado.


4. Permita jogos eletrônicos
Aos poucos os jogos eletrônicos estão perdendo a sua má fama, embora eles ainda sejam associados a eventos negativos no desenvolvimento infanto-juvenil. No entanto, o videogame é um excelente recurso que estimula o raciocínio lógico para crianças e adolescentes.
Quando explorados do jeito certo, esses jogos fazem o usuário pensar de uma forma estratégica, e diversas habilidades cognitivas estão envolvidas no ato de jogar. Porque além de pensar no que é preciso ser feito para atingir as metas e objetivos, é preciso que a criança tenha:
• uma boa memória;
• coordenação motora;
• pensamento rápido;
• atitude para tomar decisões;
• concentração;
• percepção de padrões;
• inteligência emocional.
Até mesmo para fazer um personagem pular um obstáculo, por exemplo, é preciso que a criança pense de forma lógica para cumprir essa ação. Afinal, se fizer isso cedo ou tarde demais não conseguirá transpor o desafio.
Sendo assim, permita que o seu filho jogue videogame e tenha contato com outros tipos de jogos eletrônicos. Lembrando que é essencial optar por aqueles adequados à sua faixa etária e sempre sem exageros, para que a atividade seja sempre positiva.


5. Ofereça blocos de montar

Perceba que existem blocos de montar com formas muito variadas, desde aqueles pequeninos até peças bem grandes. Isso com o intuito de atender crianças de diferentes faixas etárias, em função do benefício que oferecem para o desenvolvimento infantil.
Por meio dessa atividade de encaixar, a criança cria as formas mais variadas e tentam reproduzir aquilo que vê ao seu redor. Com sua percepção, observa o formato das coisas, e a lógica do seu raciocínio permite encontrar as peças ideais e o encaixe perfeito para construir o que pretende montar.
Por isso, esse brinquedo pode ser oferecido ao seu filho desde a mais tenra idade, evoluindo sua complexidade conforme ele fica mais velho. Aproveite para participar da atividade trazendo desafiosdivertidos, como criar veículos, objetos, animais, entre outros, a fim de estimular ainda mais a habilidade da criança.


6. Explore a tecnologia

Como dito, as crianças nasceram no mundo tecnológico, por isso, não podemos evitar que elas tenham contato com esses equipamentos e recursos. O ideal, na verdade, é saber administrar essa situação para explorar as ferramentas em prol do melhor desenvolvimento dos pequenos.


É importante que seu filho saiba como operar um celular, tablete, computador e até mesmo aparelhos como a televisão, o DVD, entre outros. Além de conhecer o mundo ao seu redor, isso também permite o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças.
O contato com a tecnologia permite ela conhecer o modo como as coisas funcionam, o que faz com que cada máquina trabalhe, quais ações são necessárias para que elas executem os seus comandos, entre muitos outros detalhes.
Além disso, os aplicativos para tablet e celular trazem entretenimento e fazem a criança desenvolver muitas competências e habilidades. Afinal, existem diversos jogos que são educativos e exigem estratégia, memorização, concentração, criatividade, resolução de problemas, cálculos, entre outros, para passar as fases e vencer os desafios.
Portanto, o incentivo dos pais para seus filhos desde muito cedo, com práticas lúdicas que reforcem sua capacidade cognitiva, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças. Mas além dessa competência, outras habilidades são despertadas, favorecendo o aprendizado e influenciando positivamente o seu futuro.

Fonte: https://www.happycodeschool.com/blog/raciocinio-logico-para-criancas/
  


Artigos, notícias, entrevistas e poesias

Saiba já como ajudar seu filho a resolver problemas sozinho

por: happycodeschool.com

19/08/2019 - Artigo


Por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais?

por: happycodeschool.com

05/08/2019 - Artigo


O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

por: happycodeschool.com

22/07/2019 - Artigo



Os pais devem entender que não se divorciam de seus filhos

Por: www.asomadetodosafetos.com

27/05/2019 - Artigo

11 nutrientes importantes para o organismo

Por: qualicorp.com.br

20/05/2019 - Artigo

Menina na tecnologia: quais os benefícios e como incentivar?

por: happycodeschool.com

13/05/2019 - Artigo

Agenda Veja mais+

26  AGO Cultura em Movimento - G4 e G5

29  AGO Cultura em Movimento - G2 e G3