Tecendo ideias

Aplicativos de monitoramento à internet para crianças: vale a pena usar?

por: happycodeschool.com


 Aplicativos de monitoramento à internet para crianças: vale a pena usar?
A internet é uma ótima ferramenta para lazer e educação. Mas, como se trata de um terreno relativamente desconhecido, você acha que pode ser perigoso, não é mesmo? Por essa razão, cabe aos pais a responsabilidade de controlar o tempo que os filhos passam acessando a rede e o que eles fazem.
Para tanto, é possível contar com um aplicativo de monitoramento e conseguir resultados ainda mais efetivos. Dessa forma, você garante que a relação com a tecnologia seja a mais saudável possível, com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o seu filho.
Quer aprender mais sobre apps de monitoramento? Acompanhe este artigo.
O que é um aplicativo de monitoramento?
A internet é um campo com diversas possibilidades: com ela, uma pessoa é capaz de estudar, adquirir certificações, se divertir, ser entretida e se comunicar com outras. Mas também existem riscos no acesso — principalmente para crianças. A liberdade que a tecnologia oferece é um fator incrível e deve ser administrada pelos responsáveis com bons filtros para que os resultados sejam positivos.
Com o devido controle, os pais garantem que o melhor da tecnologia vá ser usado pelo seu filho. O ideal é que ele consiga estudar, aprender mais e se relacionar melhor com os colegas. Não há razão para ter medo da internet e de seu poder, pois a própria rede já oferece métodos de regulação que auxiliam os responsáveis na tarefa de gerenciar os pequenos.
O aplicativo de monitoramento é um software criado para gerenciar o que as crianças fazem no computador, no celular e na grande rede, no geral. Assim, é possível limitar horário de uso e ações, estabelecendo regras para a utilização saudável dessa ferramenta. Com a variedade dos apps atuais, os pais conseguem encontrar uma série de funcionalidades interessantes para tal objetivo.
Os responsáveis podem bloquear acessos e recursos, a fim de proteger as crianças de conteúdos inadequados para a idade ou vírus. Como elas geralmente são muito ingênuas no acesso, esse controle é fundamental.
Assim, você vai poder evitar situações de bullying envolvendo o seu filho, problemas com o conteúdo que prejudiquem a autoestima dele ou estímulos à ansiedade e depressão.
Quais são as características desse tipo de app?
Esses apps costumam oferecer um controle rigoroso para os pais, com a possibilidade de visualizar dados de maneira clara, em dashboards completos. Existe também a funcionalidade de gerar relatórios que ajudam a monitorar com mais cuidado e acompanhar com maior precisão.
Uma das principais características é, portanto, a automação de tarefas. O sistema realmente auxilia os responsáveis com algumas atividades que seguem um fluxo lógico definido pelo próprio usuário. Assim, é possível estabelecer ações específicas ou estratégias de contingência para determinadas situações.
Fica mais fácil definir alertas rápidos para cenários especiais, como quando o seu filho acessa algum aplicativo proibido ou realiza outra ação predefinida. Assim, os pais podem saber exatamente o momento em que isso acontece mesmo que não estejam com os pequenos no mesmo cômodo, por exemplo.
Também existem algumas funcionalidades especiais, como a geração de histórico de acesso e das informações que a criança tem acessado. É possível controlar com quem o filho conversa, por qual aplicativo, quais sites usa e até o comportamento dele nas redes sociais.
Vale a pena adotá-los?
Por conta da automação inteligente e da capacidade de acompanhamento preciso, essa é uma ferramenta que vale a pena ter. Afinal, ela funciona como um complemento para os pais, ajudando a cumprir as obrigações com relação aos filhos, a impor regras e a ensinar as crianças sobre os benefícios ou malefícios das tecnologias.
Se tivesse que fazer isso sozinha, uma mãe encontraria bastante dificuldade, especialmente se não houvesse muito contato com as ferramentas tecnológicas ou com as configurações comuns. Por isso, evitar o trabalho manual é interessante para otimizar o processo.
Com tais recursos, você consegue mostrar a seu filho o valor que ele pode obter da internet e do acesso a ela, mas também instruí-lo quanto à importância de impor limites ao uso, para que ele consiga se dedicar a outras atividades e ao convívio social também. Se for bem instruída, a criança crescerá sabendo disso e será capaz de gerenciar o uso quando for mais velha, tendo o melhor dessa tecnologia a seu favor.
Apoio humano
É fundamental que os pais usem os apps de maneira estratégica (com o apoio humano, que não deve faltar). Ou seja: você ainda precisará dialogar bastante com o seu filho sobre tecnologia, educá-lo de maneira clara e mostrar a ele os benefícios de administrar bem esse tempo com a web. É interessante que ele entenda as regras como algo educativo, e não uma restrição vazia.
Vale lembrar que os pais podem até contar com softwares de monitoramento, mas precisam continuar de olho no que os pequenos fazem sempre que possível. O aplicativo é uma forma de auxiliar, mas não substitui o cuidado humano: ambos devem trabalhar juntos para otimizar a relação dos pequenos com as ferramentas modernas.
Como resultado, será possível eliminar os riscos de acesso e garantir um uso consciente por parte dos filhos. Com o mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental sempre filtrar o que é bom, buscando o melhor dessas soluções para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças em todas as áreas.
Quais são os exemplos mais comuns?
A seguir, veremos alguns exemplos de apps que podem ser instalados. Existem versões gratuitas com funcionalidades interessantes, mas o usuário obtém ainda mais recursos com o pagamento de valores definidos.
Google Family Link
Com o Google Family Link, é possível limitar o uso de cada aplicativo e bloquear alguns deles, monitorando o tempo que o seu filho passa em cada um. Assim, você consegue controlar os apps de redes sociais e o navegador principal do smartphone.
Qustodio
Já no Qustodio, os responsáveis são capazes de bloquear contatos, limitar o uso dos aparelhos e bloquear conteúdos impróprios. Isso pode ser feito pensando nos apps que dão acesso direto à rede, como o navegador e o YouTube.
Kaspersky Safe Kids
O aplicativo bloqueia o acesso a sites e apps inadequados, com configurações específicas para diferentes idades, o que é ainda mais interessante. Além disso, a ferramenta informa sobre as postagens dos filhos em redes sociais e alerta quanto a mudanças no número de amigos.
YouTube Kids
O próprio YouTube tem uma ferramenta para gerenciar o tempo em que as crianças passam no app. Os pais conseguem limitar esse período e desligar a pesquisa para evitar que os filhos encontrem conteúdos inadequados.
Family Time
O Family Time, por sua vez, permite acompanhar a localização dos filhos (com o rastreio deles) e evitar uma exposição a conteúdos impróprios.
WebWatcher
No WebWatcher, é possível acessar os aplicativos baixados remotamente e controlar fotos ou mensagens de outro celular. Assim, você assegura um controle e a vigilância sem que os filhos percebam.
Com os apps de acompanhamento, os pais são capazes de otimizar o uso da internet pelos pequenos, além de garantirem um acesso inteligente, consciente e saudável. Essas ferramentas permitem automatizar e complementar ações estratégicas de educação e instrução. É preciso ensinar que a rede deve ser usada com cuidado para que os benefícios sejam maximizados.

Fonte: https://www.happycodeschool.com/blog/aplicativos-de-monitoramento-a-internet-para-criancas-vale-a-pena-usar/
  


Artigos, notícias, entrevistas e poesias


Saiba já como ajudar seu filho a resolver problemas sozinho

por: happycodeschool.com

19/08/2019 - Artigo


Por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais?

por: happycodeschool.com

05/08/2019 - Artigo


O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

por: happycodeschool.com

22/07/2019 - Artigo



Os pais devem entender que não se divorciam de seus filhos

Por: www.asomadetodosafetos.com

27/05/2019 - Artigo

11 nutrientes importantes para o organismo

Por: qualicorp.com.br

20/05/2019 - Artigo

Agenda Veja mais+

23  SET Oficina Literária - 2º ano EF

Lá dentro da mata | Leia+

24  SET Aula Pública de Inglês - 2° ano EF

26  SET Visita do Esquadrão Águia

Palestra para o 2° e 3° anos EF | Leia+

28  SET Mostra de Arte - G2 ao 6° ano EF

28  SET Mostra de Arte - G2 ao 5° ano EF