Tecendo ideias

Avanços tecnológicos e seus impactos na educação

A utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois, fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações...


AVANÇOS TECNOLÓGICOS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO


 


A utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois,
fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações do cotidiano como,
por exemplo, as instituições bancárias usam para consultar extratos, saldos, depósitos,
efetuar pagamentos, etc. As relações pessoais também sofreram grandes impactos
com o advento do computador e de tantas outras tecnologias, como a televisão, rádio,
tablets, smartfone, iphone, ipod, ipad. Assim, palavras como Internet, Twitter, Orkut,
msn, facebook etc., são termos que incorporamos ao nosso vocabulário do dia a dia.
Diante tudo isso que foi exposto, é oportuno fazermos algumas reflexões, vejamos: De
que forma as escolas podem fazer uso dessas tecnologias com intuito de qualificar o
processo ensino aprendizagem? Os professores estão dispostos a quebrar paradigmas
educacionais? Como está a formação dos professores para o uso pedagógico das
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – NTICs?
É oportuno destacar que o início da utilização do computador era basicamente para
fins militares, e uso do computador para fins educacionais somente se deu a partir de
1950 com Burrhus Frederic Skinner. Skinner foi um eminente psicólogo nascido nos
Estados Unidos em 1904. Lecionou nas Universidades de Harvard, Indiana e Minnesota
e a partir do estudo do comportamento de pombos e ratos brancos, desenvolveu uma
ferramenta que iria ajudá-lo em seus experimentos. Essa ferramenta recebeu o nome
de máquina de ensinar e tinha por propósito ensinarusando o conceito de instrução
programada.
O conceito de instrução programada consistia em dividir o material a ser ensinado em
pequenos segmentos logicamente encadeados e denominados módulos. Cada módulo
terminava com uma questão que o aluno deveria responder preenchendo espaços em
branco ou escolhendo a resposta certa, entre diversas alternativas apresentadas, para
poder passar para o próximo módulo. Caso contrário,ou seja, o aluno informasse a
resposta errada, a resposta certa poderia ser fornecida pelo programa ou, o aluno
seria convidado a rever módulos anteriores (Valente, 1998).
A grande problemática da utilização dessa sistemática de ensino foi à produção do
material que orientava o uso da ferramenta bem comode suas atividades
pedagógicas, que não foi possível produzirem em grande quantidade. No entanto,
com o advento do computador, observou-se que os módulos do material instrucional
poderiam ser apresentados com grande flexibilidade.Assim, durante o início dos anos
60 diversos programas de instrução programada foramdesenvolvidos para serem
utilizados no computador.
A evolução recente das tecnologias digitais modifica tanto as relações na sociedade
como as noções de espaço e tempo. Se antes levávamos dias ou até semanas para
sermos informados de eventos distantes, hoje podemos ter a informação de forma
quase instantânea. Essa realidade possibilita a ampliação do conhecimento e, ao
mesmo tempo, cria outras preocupações como a possibilidade da diminuição da
privacidade e o excesso de informação. A escola deve levar professores e alunos a
refletir de forma crítica sobre as implicações do avanço da tecnologia digital sobre a
vida das pessoas no mundo contemporâneo.
Nessa perspectiva Kenski (2003:72/93) afirma que: “a opção pelo ensino com o
computador (…) exige alterações significativas em toda a lógica que orienta o ensino e
a ação docente em qualquer nível de escolaridade (…)o ponto fundamental da nova
lógica de ensinar (…) é a redefinição do papel do professor”. Dessa forma ao ter acesso
à tecnologia, os professores podem pensar em como elas aprimoram práticas
cotidianas, tais como no uso de vídeos e apresentações para expor conteúdos. A
tecnologia pode ainda ser usada para ampliar as possibilidades educativas, ao permitir
que os alunos explorem fenômenos de forma simulada,pesquisem conteúdo na
internet, façam suas próprias produções etc.   


Artigos, notícias, entrevistas e poesias


Saiba já como ajudar seu filho a resolver problemas sozinho

por: happycodeschool.com

19/08/2019 - Artigo


Por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais?

por: happycodeschool.com

05/08/2019 - Artigo


O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

por: happycodeschool.com

22/07/2019 - Artigo



Os pais devem entender que não se divorciam de seus filhos

Por: www.asomadetodosafetos.com

27/05/2019 - Artigo

11 nutrientes importantes para o organismo

Por: qualicorp.com.br

20/05/2019 - Artigo

Agenda Veja mais+