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Prática de esporte e exercício de ioga ajudam a relaxar antes do vestibular

Para combater o estresse da contagem regressiva para o vestibular, os estudantes podem apostar na prática de esportes, como natação e corrida, e em movimentos de ioga.


Prática de esporte e exercício de ioga ajudam a relaxar antes do
vestibular
Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo
Para combater o estresse da contagem regressiva para o vestibular, os estudantes
podem apostar na prática de esportes, como natação e corrida, e em movimentos de
ioga.
A prática de esportes auxilia na redução dos níveisde estresse, comuns no período dos
vestibulares, já que ao praticá-lo o corpo libera uma substância chamada beta-endorfina, que traz a sensação de bem-estar.
Thiago Tripoloni, instrutor da academia Bodytech Campinas, recomenda exercícios que
deem prazer. "Assim, além dos benefícios físicos do esporte, será possível ainda
desfrutar de um momento de descanso mental para quem está sob a pressão dos
exames", analisa Thiago.
De acordo com o instrutor, um bom treino de musculação para jovens, por exemplo,
deve durar cerca de 30 minutos, três vezes por semana. "Corrida, bicicleta e natação
melhoram o condicionamento físico. Já a ioga traz flexibilidade", afirma. Lutas como
aikido, caratê e judô também podem ajudar a liberara tensão.
Ioga
A prática que nasceu na Índia há cerca de 5.000 anos é eficaz para conquistar
equilíbrio em momentos de grande tensão, afirma a instrutora de ioga Alessandra
Silveira.
"Aqui no Ocidente, quando se fala em ioga, já imaginamos pessoa numa postura
complicada e logo pensamos que isso não é para gente. Essa é uma visão equivocada",
diz.
A respiração é uma das lições mais importantes da ioga. "O ritmo de sua respiração
está diretamente relacionado com a quantidade de informações que passa pela sua
cabeça", afirma. Para relaxar, Alessandra indica cinco respirações profundas.
Sem exagero
A favor de exercícios para relaxar, Célio Tasinafo,diretor pedagógico da Oficina do
Estudante, alerta contra excessos. "A ideia é que oestudante faça tudo para ajudar a
diminuir o estresse, mas que não tire o foco das provas e nem possa causar algum tipo
de lesão, machucado ou cansaço extremo nessa reta final", analisa.
Nesse período, os estudantes devem saber administrar o tempo para revisar, praticar
atividades físicas, relaxar e ter um bom sono.
"É importante que o vestibulando descanse um pouco mais nesse momento. Contudo,
é necessário analisar o perfil desse aluno. Se ele estuda muito, ficará mais ansioso caso
diminua o ritmo de estudo drasticamente".   


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