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Cardápio do estudante deve incluir massa e até chocolate

Durante uma longa tarde de estudos é difícil não pensar em chocolate (ou uma comida de sua preferência)....


Cardápio do estudante deve incluir massa e até chocolate


Simone Harnik
Do UOL


Durante uma longa tarde de estudos é difícil não pensar em chocolate (ou uma comida
de sua preferência). Mas, segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, beliscar essa
iguaria não é nenhum pecado e pode até ser um estímulo para permanecer com foco
nos livros. "Peixes magros, linhaça, frutas amarelas e cítricas, muita água e chocolate
amargo são alimentos que ajudam a manter a concentração", diz ela, que também é
secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
É claro que o consumo de chocolate deve ser moderado e compor apenas uma
pequena parte de uma dieta equilibrada: "Evitar o consumo de balas, refrigerantes,
frituras, guloseimas, doces em excesso e alimentos muitos condimentados faz parte de
hábitos saudáveis", pondera Patricia Prado Dias Peres, nutricionista do Cepeusp
(Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo).
No entanto, ela enfatiza que alimentos com carboidrato são fundamentais para
qualquer aluno – por isso, dietas que cortam esse nutriente podem resultar em queda
de desempenho acadêmico. "O carboidrato, que está presente em pães integrais, em
cereais, é importantíssimo na alimentação, já que éfonte de energia para o cérebro e
para as hemácias", afirma. As massas também são fonte de carboidrato e, quando
ingeridas com moderação, podem ser uma fonte de energia.
Mas, como consumir carboidrato de forma adequada? Amaneira é fracionar as
porções ao longo do dia, nas principais refeições elanches, diz Patricia. "O carboidrato
é fundamental para a concentração, para a disposição e para a energia do aluno.
Fontes desse nutriente ajudam nas aulas mais longase no desempenho das provas."
Antes da prova
Na opinião de Vanderlí, a dieta do estudante deve ter menos gorduras e mais verduras
e frutas do que a de uma pessoa qualquer. E, antes das provas, a ingestão dos
alimentos corretos pode fazer toda a diferença: "Comida pesada antes dos exames,
como uma feijoada, faz com que a circulação passe aser preferencial na região
digestória. Com isso, o fluxo cerebral acaba diminuindo, e há mais cansaço físico e
mental. E muito sono", alerta.
Se o estudante não deve comer muito antes das provas e aulas, é importante, por
outro lado, se alimentar com regularidade. "Ele nunca deve ficar mais de três ou
quatro horas sem comer porque o jejum prolongado provoca gasto de massa muscular
e posterior estoque de energia", afirma a nutricionista do Cepeusp.
Alimentação balanceada
Patricia explica que a alimentação balanceada é essencial para que o corpo receba
todos os nutrientes para a saúde e o bem estar. Umaforma de checar se o cardápio
está balanceado é compará-lo com a "Pirâmide Alimentar". "Ela é o guia para a
ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo e é
aprovada pela Organização Mundial da Saúde", diz.
No Brasil, a professora Sonia Tucunduva Philippi, da Faculdade de Saúde Pública da
USP (Universidade de São Paulo), junto de seus colaboradores, adaptou as orientações
da OMS ao hábito dos brasileiros. A base da pirâmide é composta pelos carboidratos
complexos, que são fonte de energia, como pães, cereais, tubérculos e raízes.
"Devemos consumir 60% de alimentos deste grupo", explica Patricia.
Logo acima, estão as hortaliças e frutas, que fornecem vitaminas, sais minerais e fibras.
Em seguida, há o grupo das proteínas (carnes, leite, ovos e leguminosas). Esses são os
alimentos construtores e devem representar de 10 a 15% da dieta.
No topo da pirâmide ficam os doces, açúcares e gorduras, que também são fontes de
energia, mas que devem estar limitados a uma ou duas porções por dia.
"A pirâmide funciona bem, no geral, mas é claro, temos que levar em consideração
que cada indivíduo tem características diferentes, como: sexo, idade, metabolismo,
prática de atividades físicas, situações fisiológicas. Assim, algumas pessoas terão
necessidades específicas", orienta Patricia.
Exercício físico
A prática de algum tipo de esporte pode ter impactofavorável no rendimento
acadêmico, quando associada a uma dieta equilibrada. As duas nutricionistas alertam
que a atividade física é um dos fatores que colaboram para diminuir a ansiedade,
porque produz a chamada serotonina, uma molécula que ajuda na comunicação dos
neurônios e pode auxiliar na regulação do sono e doapetite. "Sem dúvida a atividade
física melhora a concentração, ajuda na resistência, além de distrair", opina Vanderlí.
Quando procurar um nutricionista
Se a família notar que o aluno está se alimentando mal ou se o estudante apresentar
sintomas decorrentes da falta de nutrientes, pode ser a hora de procurar um
profissional especializado. O nutricionista vai trabalhar a reeducação alimentar e
orientar o estudante a modificar seus hábitos diários.   


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