Informações úteis para a sua preparação
Consulte, na Internet, os sites das instituições de seu interesse, a fim de
acompanhar as datas divulgadas. Não nos responsabilizamos por possíveis
mudanças (de datas) orientadas pela instituição, na relação abaixo apresentada.
1. A partir do dia 6 de novembro, haverá nova programação de turmas e de horário
das aulas de REVISÃO, considerando-se a especificidade de cada CURSO DE REVISÃO
2. Após o ENEM, o período de cada curso tem como pressuposto a data de realização
das provas (vestibulares):
2.1. REVISÃO BAHIANA DE MEDICINA
2.2. REVISÃO USP E UNICAMP
2.3. REVISÃO HUMANAS
2.3. REVISÃO ESTADUAIS (Estado da Bahia)
3. Os alunos receberão CADERNOS DE REVISÃO pertinentes à Revisão proposta.
4. O Calendário das aulas de REVISÃO é praticado paralelamente ao calendário dos
Estudos de Recuperação, podendo haver aulas de REVISÃO E DE RECUPERAÇÃO ao
mesmo tempo.
http://enem.inep.gov.br//antes?_k=gwcafr
APRESENTAÇÃO
Querido Leitor:
Este caderno foi organizado a partir de documentos ofi ciais, no sentido de
contribuir com algumas informações úteis e necessárias aos alunos do ensino médio,
especialmente os da terceira série, futuros candidatos ao Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM), pelo sentido que este Exame passou a ter no processo de ingresso
no ensino superior do Brasil.
O documento também é destinado a professores, pais e demais
interessados em saber a respeito de Programas que representam as políticas
públicas de educação no país, para, mediante informações do próprio Governo,
saberem como proceder em prol da melhor preparação dos alunos do ensino
médio, etapa fi nal da educação básica, de forma cada vez mais esclarecida,
quanto aos procedimentos formais ligados ao processo de ingresso nos sistemas
de educação superior do país.
O nosso objetivo, além de prestar as informações constantes no
documento, foi fazê-lo de forma mais sistematizada possível, de maneira a
incentivar o aluno para que visite sempre o portal do Ministério da Educação
(MEC) e seus respectivos sites para, no período dos exames a que vier prestar,
fazê-lo com mais segurança e tranquilidade.
Desejamos sucesso aos alunos, especialmente como futuros candidatos,
e alegria aos pais e educadores que participam dos seus processos de formação.
Colégio Anchieta
João Batista de Souza
Diretor
Seguem os links:
Dicas da professora Marisa Magnus Smith, da Faculdade de Letras da PUCRS, coordenadora de língua portuguesa do setor de vestibulares:
Leia atentamente o que está sendo solicitado. Atualmente, as propostas se aproximam da realidade dos candidatos, constituindo-se roteiros confiáveis para a organização de idéias.
Crie mentalmente um interlocutor. Procure convencer um ouvinte específico do seu ponto de vista.
Planeje o texto sem utilizar fórmulas prontas. O fio condutor deve ser seu pensamento.
Evite marcas de língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite gírias e termos excessivamente coloquiais.
Confie em seu vocabulário. Todos guardamos palavras sem uso que podem transmitir com clareza o nosso pensamento. Procure encontrá-las.
Seja natural. Evite o uso de palavras de efeito apenas para impressionar a banca.
Acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são seu maior trunfo.
Os resultados completos do Exame Nacional de Cursos, o Provão, divulgados no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), apontam os 27 cursos considerados "cinco estrelas". São graduações de Administração, Direito e Engenharia Civil que realizam o exame desde 1996 e que conseguiram cinco conceitos “A” consecutivos. Em 2000, participaram do exame mais de 191 mil alunos de 2.888 cursos de 18 áreas.
A excelente performance foi alcançada por 19 instituições públicas e oito de instituições privadas. Entre as públicas, dez são federais e nove estaduais.
Na relação, estão 13 cursos de Administração, dez de Direito e quatro de Engenharia Civil. A maioria está concentrada no estado de São Paulo, que conta com 12 cursos com cinco conceitos “A”.
Veja a seguir os cursos cinco estrelas
Administração
Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Faculdade de Administração da FAAP
PUC-SP
USP (Ribeirão Preto)
USP (São Paulo)
Universidade Rui Barbosa (Salvador)
PUC-RJ
Universidade Estadual de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal do Paraná
Direito
PUC-Campinas
PUC-SP
USP
Unesp
Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Jacarezinho-PR)
UnB
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal do Paraná
UERJ
Engenharia Civil
ITA
USP (São Carlos)
IME-RJ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PROGRAMA DE BOLSA DE GRADUAÇÃO IBEU/IIE
O IBEU vem patrocinando, desde 1938, como parte de sua meta para o constante desenvolvimento das relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, um programa de Bolsas para Cursos de Graduação, em universidades nos Estados Unidos, com seleção anual, em nível nacional.
O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL. Registro online: http://www.ets.org.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
INSCRIÇÃO: DE 1 A 30 DE ABRIL
A data limite para a inscrição é 30 de abril de cada ano - sem prorrogação.
As inscrições são feitas com um ano de antecedência. Candidatando-se num ano, o bolsista, caso selecionado, viajará no ano seguinte (agosto ou setembro).
CANDIDATOS DO RIO DE JANEIRO:
Devem fazer a inscrição, pessoalmente, no Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU - RJ, munidos dos seguintes documentos:
CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS:
Devem solicitar a inscrição por carta, que deverá ser escrita com letra legível, ou digitada, e devidamente assinada pelo candidato (essa solicitação não implica inscrição, o candidato deverá aguardar resposta com instruções para a concretização da mesma).
Na carta, com pedido de inscrição ao concurso, devem constar as seguintes informações do candidato:
Devem ser anexados à carta de solicitação de inscrição os seguintes documentos:
LOCAL:
INSTITUTO BRASIL-ESTADOS UNIDOS - RIO DE JANEIRO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL E ASSISTÊNCIA AO BOLSISTA
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 10º andar - sala 1004
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ - 22050-001
Telefone: (21) 3816- 9445 - e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br
Horários de atendimento ao público, pessoalmente e por telefone: (de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas).
INFORMAÇÕES GERAIS:
A providência para o registro deve ser tomada com bastante antecedência, visto que o resultado do exame é liberado pelo ETS, nos Estados Unidos, num prazo de 3 a 4 semanas. Para que o IBEU receba o score oficial do TOEFL, indique os códigos: 8185 e 2326.
CRONOGRAMA DO PROGRAMA DE BOLSAS IBEU/IIE
1ª. FASE DE SELEÇÃO:** **INSCRIÇÃO NO CONCURSO - ABRIL
Após o Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU receber o score oficial do exame de Inglês TOEFL.
2ª. FASE DE SELEÇÃO:** **(PREENCHIMENTO DO STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION) - ABRIL/MAIO
Inclui lista com os documentos que são solicitados, para análise da vida acadêmica dos candidatos e os formulários que deverão ser preenchidos.
O candidato terá um prazo estabelecido na respectiva lista de documentos para a devolução do STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION ao Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU, devidamente preenchido.
SAT REASONING - (O IBEU DEVERÁ RECEBER O SCORE EM JUNHO).
SAT SUBJECT - (3 SUBJECT TESTS) - (O IBEU DEVERÁ RECEBER O SCORE EM JULHO)
As informações referentes aos exames SATs, assim como instruções para registro e pagamento dos exames, poderão ser adquiridas no site: www.collegeboard.com <http://www.mba.com/>. Consulte este site também para certificar-se do prazo máximo para o registro e para escolher datas em que o exame esteja disponível em sua cidade, e possa chegar em tempo hábil ao IBEU. No mês de junho, o SAT REASONING e julho o SAT SUBJECT TEST. Para que o IBEU receba os scores oficiais desses exames, indique nossos códigos: 3859 e 2326.
ATENÇÃO:
Os scores de todos os exames (SAT REASONING , SAT SUBJECT TEST e TOEFL) devem ser enviados diretamente ao IBEU através dos códigos 3858 8185 e 2326 pelas instituições que administram os exames. O IBEU não aceitará scores enviados pelo candidato.
Após análise dos documentos apresentados e dos resultados dos exames SATs, serão selecionados os candidatos que passarão para a 3ª fase de seleção. A relação dos candidatos aprovados será divulgada em nossa homepage (www.ibeu.org.br).
3ª. FASE DE SELEÇÃO: **ENTREVISTAS INDIVIDUAIS - AGOSTO
Realizadas só aos sábados, nas dependências do IBEU - Auditório Ney Carvalho, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 - 11º andar, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ - 22050-001
Obs.: Os custos com passagem e estada no Rio de Janeiro, para os candidatos de outras cidades chamados para a entrevista, ficarão sob responsabilidade do próprio candidato.
O resultado das entrevistas individuais será divulgado na terça-feira subseqüente, em nossa homepage www.ibeu.org.br.
4ª FASE DE SELEÇÃO: **(PREENCHIMENTO DO APPLICATION DEFINITIVO
DO INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION - SETEMBRO
Os finalistas preencherão o application definitivo do Institute of International Education - Esta fase corresponde à última etapa de seleção no Brasil.
PLACEMENT: (COLOCAÇÃO DOS ESTUDANTES SELECIONADOS PELO IBEU, NAS UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS) - DE SETEMBRO ATÉ MARÇO DO ANO SEGUINTE.
As providências para o placement serão tomadas pelo Institute of International Education - IIE. Não é permitido que os candidatos entrem em contato direto com as universidades, nem com o IIE. Todas as comunicações serão feitas através do IBEU/RIO.
Saiba o que cai na prova do ENEM. Consulte o mapa de adesão e informe-se sobre as instituições de educação superior que utilizam o ENEM para o processo de seleção.
Confira o site do ENEM
Site do ENEM
Para acessar a relação de cursos CPL da UFBA, clique aqui
Neurologistas, psicólogos, matemáticos e os próprios vestibulandos respondem.
Conseguir uma vaga nas melhores instituições de ensino superior não é uma tarefa fácil. A concorrência cresce barbaramente a cada ano e a oferta de vagas avança em ritmo menor. Para se ter uma idéia, em 1999, 1.786.827 milhão de estudantes disputaram 894.390 mil vagas em todo o País - 192 de instituições públicas e 905 de particulares.
Para conseguir uma vaga, muitos investem pesado nos estudos. Paula Gabriela Marin Figueira, 16 anos, pretende prestar Medicina. A paulista estuda no tradicional Colégio Bandeirantes, um dos campeões em aprovação no vestibular - cerca de 70% nas principais instituições de ensino superior em 2001. Mas, por "garantia", matriculou-se em um cursinho. "Anoto tudo o que os professores falam durante as aulas, assim gravo melhor as informações", afirma.
Maira Teresa Lima Pereira, 22 anos, faz cursinho para conseguir uma vaga em Medicina Veterinária. No ano passado, passou para a segunda fase na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mas foi reprovada porque errou todas as questões da prova de matemática.
"Este ano eu não vou zerar porque tenho estudado muito mais. Estou mais confiante. Desta vez eu passo". Maira é mais uma estudante que abdicou das horas de lazer para ficar mais tempo com os livros.
Mas qual é o segredo para passar no vestibular? Horas exaustivas de estudo sobre os livros, um quociente de inteligência (Q.I.) alto ou sorte?
O neurologista Ibsen Tadeo Damiani, professor da Santa Casa de São Paulo e secretário da divisão de neurologia da Associação Paulista de Medicina (APM), explica que os vestibulandos têm que assimilar muita informação em um curto período de tempo. E o problema é que muitos dados acabam se perdendo pelo meio do caminho.
"Quando estamos lendo, as informações visuais são transmitidas ao córtex occipital e percorrem um longo caminho até chegar ao lobo temporal", explica. "No processo, há uma alteração na taxa de disparos químicos entre os neurônios, as células que fazem a comunicação de dados no cérebro. Essa é a memória de curto prazo, que você usa rapidamente e esquece em seguida".
Isto significa que para lembrar um dado duas semanas depois de tê-lo captado na mente, é preciso convertê-lo em memória de longo prazo. Esse trabalho fica a cargo do hipocampo, segundo o médico. "Depois que os dados são integrados aos circuitos do cérebro, o hipocampo descansa e quem trabalha é lobo frontal, estrutura responsável pelo processo de recordação. É ele que traz à tona todas as informações que foram devidamente estocadas". Em termos práticos, para conseguir armazenar uma avalanche de informações, é necessário ter motivação e interesse na hora do estudo, conta Damiani. "Períodos de muita ansiedade, estresse e depressão são as principais causas da amnésia".
Mas existe uma fórmula para ajudar o cérebro a armazenar tantas informações? Rubens José Gagliardi, neurologista e vice-presidente do departamento de neurologia da Associação Paulista de Medicina (APM), diz que não. "O importante é que o jovem conheça o seu limite e adapte seu organismo para o horário que ele terá mais rendimento. Estar descansado é fundamental no aprendizado. Assim se evita qualquer situação adversa que comprometa a atenção".
Este é o caso do estudante Bruno Piotto Hespanhol, 17 anos, que acorda às 6 horas todos os dias para estudar. "Funciono de manhã. Gosto de estudar com silêncio", diz.
"Não basta ter um Q.I. elevado e não saber manter a calma"
Quem não faz muito esforço para aprender as matérias é Herbert Sollmann, 17 anos, exaluno do Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (Point), voltado para superdotados.
Ele dispensa os simulados do cursinho e garante que não estuda mais que quatro horas por dia.
Durante o tempo em que se dedica aos livros, ouve música e assiste televisão ao mesmo tempo. "Se eu estudar por muitas horas, esqueço tudo o que li. Por isso, prefiro prestar atenção às aulas porque assim memorizo grande parte das informações". Sollmann é candidato a uma vaga em Engenharia Mecânica na USP.
O teste do quociente de inteligência (QI) usa a escala de inteligência de Wechsler para avaliar o nível presente da função intelectual. Este teste fornece um escore de QI padronizado, de modo que 100 é o valor médio esperado para qualquer idade, com desvio padrão de 15.
Para o psicólogo Rubens Riveras Valverde o teste do Q.I é um método questionável de se medir a capacidade de raciocínio lingüístico, matemático e lógico. Valverde explica que o sucesso no vestibular está mais vinculado ao equilíbrio emocional do candidato. "Não basta ter um Q.I. elevado e conhecer as matérias sem saber manter a calma. Conscientizar-se de que é capaz de aprender e discorrer qualquer assunto ajuda muito. Sem isso, perde-se a calma e surge o famoso "deu branco", uma tensão nervosa que bloqueia o conhecimento e a inteligência", diz.
O psicólogo constata que a falta de controle emocional explica o fato do aluno tido como "brilhante" não se dar bem nos exames. Ele acredita que o sucesso no vestibular não é exclusividade do gênio ou do conhecido "CDF". "A força de vontade faz com que muitos adolescentes que não são considerados inteligentes convertam esse sentimento em capacidade de passar em uma prova", diz.
"Do ponto de vista matemático, é praticamente impossível passar no vestibular só chutando"
Mas e aquela "fezinha", conta na hora da prova? Fábio Eiji Arimura, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio diz que sim. Ele foi contemplado com seu nome na lista dos aprovados da Fuvest 2001, como treineiro em Ciências Biológicas. Arimura acredita que o segredo é saber chutar. "Não sou um aluno exemplar. Nem sei como eu passei no concurso. É sorte", diz.
O matemático Jorge Oishi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), não acredita muito neste história. O especialista calculou para o Terra quais seriam as chances de um candidato que não sabe absolutamente nada passar no vestibular através do "chutômetro", em uma prova de múltipla escolha com cinco alternativas.
"Não importa a alternativa escolhida, a probabilidade de um aluno acertar no chute é de 20%. Para acertar duas questões, a chance diminui para 4% (1/5 x 1/5= 1/25 e 1/25 x 100) e para acertar três, fica ainda mais difícil: 0,8%", expliuca.
Oishi esclarece que para conseguir 118 pontos na Fuvest, por exemplo, a probabilidade é 1/5 elevado a 118. O resultado: 3,32307 E-83 (uma seqüência de oitenta zeros e um três). "Isso dá a idéia da dificuldade. É praticamente impossível passar no vestibular chutando do ponto de vista matemático. Para quem não sabe nada, chutar ou resolver são quase equivalentes".
Mas a estatística do matemático não é tão pessimista assim. "É claro que se o candidato chutar apenas algumas questões e souber a maioria, a coisa muda de figura. Ele pode ficar com duas alternativas, o que garante uma probabilidade de 50% de acerto", conclui. Independentemente de inteligência, esforço ou sorte, a maior parte dos especilistas afirma que a única solução para passar nas provas do vestibular é estudar. E manter a calma. Autoconfiança, motivação e estratégia também são decisivos para o sucesso.
Na hora da prova
Qualquer dor de cabeça ou indisposição estomacal pode destroçar o desempenho na hora da prova. Por conta disto, a nutricionista Mônica Inez Elias Jorge, da Universidade de São Paulo (USP), aconselha que os estudantes prestem atenção à alimentação no dia do exame de vestibular.
"A falta de nutrientes pode provocar falta de disposição, dificuldade de concentração, apatia, dificuldade de leitura, entre outros problemas", revela.
Nos dois dias que antecedem os exames os candidatos devem evitar alimentos ricos em gordura, diz a especialista. "Estes alimentos possuem um tempo maior de digestão e pode causar desconforto e sonolência. Entre eles estão a famosa feijoada, molhos a base de creme de leite, carnes gordurosas".
Na hora da prova, uma pequena barra de chocolate serve para fornecer energia e melhorar a disposição. O candidato pode levar também uma barra de cereais, um suco de fruta de caixinha e principalmente, uma garrafa de água de meio litro. A manutenção da hidratação é fundamental, aconselha
Técnicas para melhorar a memorização
Antes de "rachar" a cabeça, saiba como você pode melhorar a memorização e evitar o famoso "deu branco". Veja as dicas do neurologista Ibsen Tadeo Damiani, professor da Santa Casa de São Paulo e secretário da divisão de neurologia da Associação Paulista de Medicina (APM):
- Existem muitas técnicas mentais. Uma forma de estimular a memória é utilizar ao máximo a sua capacidade mental, aprendendo novas habilidades com as quais não teria nada em comum com o seu estilo de vida.
- É impossível prestar atenção no estudo se você estiver tenso ou nervoso. É importante relaxar. Uma dica: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando o ar lentamente.
- Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.
- A água ajuda a manter bem o funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.
- É fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.
fonte: Terra